Nosso WhatsApp: + 55 21 997652757
Oi, eu sou RODOLFO ribas
Sou psicólogo, Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Titular aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Psicologia Geral e Experimental da UFRJ e Vice Coordenador (em duas ocasiões) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, um dos programas conceituados com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Tenho dezenas de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados, capítulos de livro (incluindo capítulo no Handbook of Cross-Cultural Developmental Science) e livros. Desenvolvi projetos de pesquisa transculturais em colaboração com colegas das seguintes instituições: University of Califórnia (UCLA, Department of Psychiatry, School of Medicine, USA), National Institute of Child Health and Human Development (National Institutes of Health (NIH, USA), Johns Hopkins University (Bloomberg School of Public Health) e a University of Maryland (School of Public Health). Tenho contribuições em várias áreas da psicologia, incluindo: Desenvolvimento Humano (e.g., Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil), Adaptação transcultural (e.g., Adaptação brasileira da escala de desejabilidade social de Marlowe-Crowne, Cross-cultural measurement invariance of the Revised Child Anxiety and Depression Scale across 11 world-wide societies), Psicometria (e.g., Positive and negative affect schedule: Psychometric properties for the Brazilian Portuguese version), Psicologia Organizacional (e.g., State of the art of job satisfaction measures: a systematic review, Anomia organizacional: Discussão conceitual e desenvolvimento de escala), Saúde Mental, Bem-estar Emocional e Felicidade (e.g., Bem-estar emocional de mães e pais e o exercício do papel parental: uma investigação empírica, Reconhecimento de emoções em expressões faciais). Entre alguns dos reconhecimentos internacionais posso citar: a inclusão de dados biográficos no Marquis Who’s Who in Science and Engineering (2008-2010), os Prêmios por Tese e Publicação da Jacobs Foundation (Suíça) e título de Pesquisador Colaborador do National Institute of Child Health and Human Development (“...[to] help in every possible way to advance our joint science in the service of children the world over”). Atualmente meus interesses de pesquisa tem focalizado a investigação da saúde mental no contexto das famílias e organizações. Além da carreira acadêmica, sou sócio da empresa A&R Psicólogos Ltda, fundada em fevereiro de 2024.
O que é o grão?
O que é o Grão?
Grão. Plantando ideias. Um curso que promove espaço para o aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Adriana Ribas começou na Psicologia em 1987 como estudante de graduação em Psicologia na UERJ, se formou em 1991. Em 1993 iniciou seu mestrado em Psicologia na UFRJ, e terminou em 1996. Em 2001 começou o doutorado em Psicologia na UERJ, e terminou em 2004. Desde 1999 dá aulas de psicologia e em 2004 começou a dar seus cursos para estudantes de Psicologia e Psicólogos. Em 2011 fundou o Grão.
O Grão sempre foi marcado e conhecido por ser um espaço de encontro de pessoas, aconchego e troca de conhecimentos. Nosso espaço presencial fica localizado no Downtown, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Grão começou seus cursos on-line e suspendeu temporariamente as aulas presenciais.
Estamos aqui inaugurando uma nova fase do Grão, com novo site e nova programação. Estamos em busca de aperfeiçoamento e sempre preocupados em manter a qualidade acadêmica e técnica do nosso trabalho.
Nos sentimos plantando ideias e semeando amigos, parceiros e trocas!
Aos nossos queridos colegas que já nos acompanham, agradecemos muito pela parceria! Aos que estão nos conhecendo agora, damos as boas-vindas!
Fica aqui um convite para que venham conhecer o nosso trabalho e fazer parte desse “terreno” do Grão, que é acadêmica e tecnicamente cuidado e adubado com muita gentileza!
Um abraço a todos!
A abordagem integrativa do grão
Imagine uma trajetória integrativa em Psicologia, fruto de 34 anos dentro da área. Estudos aprofundados e pesquisas em desenvolvimento infantil, interação mãe-bebê e teoria do Apego (autores tradicionais e contemporâneos em Apego). Formação em terapia familiar sistêmica. Formação e autorização para ensinar o modelo Oaklander de clínica no Brasil. Conhecimento de teóricos sobre desenvolvimento infantil (Erik Erikson, Freud, Selman, Brazelton), leituras sobre teóricos incríveis como Guttman, Miller, Viorst, Dolto, Roudinesco e tantos outros… Junte-se a isso uma preocupação acadêmica de absoluta atualização de literatura científica em a cada um dos temas que estudamos, buscando artigos científicos de ponta, atuais e de revisão. Esse cenário integrativo dá um pouco do tom que o Grão busca.
Sonhe
O Grão surgiu de um sonho.
O sonho de dar aulas.
O sonho de fazer isso com qualidade e valor acadêmico.
O sonho de ter um espaço de encontro, de cafezinho, de bolo caseiro, de guloseimas compartilhadas.
O sonho de ter um espaço que as pessoas contassem os dias para ir, que entrassem lá felizes e saíssem mais felizes, que entrassem lá num dia não tão bom e saíssem um pouco melhores. Que chegassem lá para encontrar amigos, dar e receber abraços.
O sonho do Grão ser um lugar de encontros e aprendizado.
Crie
O Grão cria.
O Grão planta ideias.
O Grão cria materiais.
O Grão cria técnicas criativas para intervenção.
O Grão cria novas formas de estudar assuntos já conhecidos.
O Grão cria novos cursos com assuntos novos.
O Grão criou novas formas de conexão na época da pandemia.
O Grão segue criando e se desafiando.